Projeto de Aprendizagem




Grupo: Daiane Martins, Aida Bittencourt e Daniele Fernandes.

Profª:  Ana Margô Mantovani.

Disciplina: Informática e multimeios na educação



Tema:

O desenvolvimento da criança no período pré -operatório



Contextualização:


Período pré -operatório

    Segundo teoria de Piaget, no segundo estágio do desenvolvimento cognitivo de crianças na faixa etária que vai aproximadamente dos 2 aos 6 anos de idade, as crianças tornam-se mais sofisticadas no uso do pensamento simbólico, e de outras atividades, apesar disto ainda não são capazes de pensar logicamente, neste estágio a criança fica presa no resultado final. Durante o período pré -operatório o pensamento sofre uma  transformação  qualitativa. Assim, as crianças não estão limitadas ao seu meio sensorial imediato. O ensino é quase desnecessário, pois a vantagem do modo intuitivo é que as crianças são capazes de livres associações, fantasias e significados únicos ilógicos.
   Piaget no período pré -operatório identificou vários progressos cognitivos, nomeadamente a função simbólica, a compreensão das identidades, a causa e efeito, a capacidade para classificar, a compreensão do número, a empatia e a teoria da mente.



Problematização:
Como o uso das tecnologias digitais virtuais (TDV’s) contribuem para o desenvolvimento da criança no período pré operatório.

Certezas provisórias:
A importância do uso das TDV’s para o desenvolvimento cognitivo e psico motor.
Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária.
As crianças mostram intensa motivação para conhecer e brincar com jogos, desenhos, navegadores e vários outros tipos de programas.
Necessidades de interação com o mundo tecnológico.




Duvidas temporárias:  
Até que ponto o uso das TDV’s é monitorado pelos pais?
É necessário o bloqueio de paginas que são  inadequadas para crianças?
Qual limite das crianças em tempo de uso diário no computador?
Qual a participação dos pais junto aos filhos como usuários das TDV’S?
Qual a necessidades do uso de TDV’s na infância?


Criança não é um adulto em miniatura!
possui características próprias da sua idade.

Crianças e informática

Aprender e se divertir com o computador fortalece relação entre pais e filhos.
O computador está presente na vida da criança e influência na construção da sua identidade. A princípio é incorporado como diversão e lazer. Com o passar do tempo, a máquina adquire um novo significado.   Passa a ser utilizada como recurso de aprendizagem, comunicação e instrumento de trabalho.A alfabetização das crianças, por exemplo, depende dessa maturação. Para segura o lápis e manejá-lo como nós, é necessário um desenvolvimento neurológico que a criança de 2, 3 anos não tem.


Referências:

Paulo: Saraiva, 2008. 368 p. ISBN 9788502078512
Aspectos do desenvolvimento humano

A Psicologia do desenvolvimento. (Capítulo 07). In: BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair;
TEIXEIRA, Maria de Lurdes T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 14. ed. São
Paulo: Saraiva, 2008. 368 p. ISBN 9788502078512

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