quinta-feira, 25 de abril de 2013

Informatica e jogos,no processo de aprendizagem.




Hoje em dia, as crianças estão cada vez mais evoluídas, mas nem por isso deixam de ser crianças, esta era no qual pertencemos faz parte da era onde o mundo virtual ganha destaque, onde os brinquedos e brincadeiras de rodas abrem espaços a tecnologias e ganham nossos pequenos. 
A tecnologia faz parte da vida do ser humano, seja no trabalho ou no lazer, como também no processo de  aprendizagem infantil, através de jogos educativos e outros.
O uso de jogos no processo de aprendizagem é muito valioso, afinal além de ser muito antigo, os jogos consistem numa simples assimilação funcional  importante para o desenvolvimento do homem, pois trabalha o raciocínio, exercício das ações individuais, e gera também prazer.
  Segundo Vygotsky, o lúdico influência enormemente o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração [VYG 89].
O ensino utilizando meios lúdicos cria ambiente gratificantes e atraentes servindo como estímulo para o desenvolvimento integral da criança.
Além de jogos convencionais e de jogos virtuais, o processo de aprendizagem expandiu-se de forma que o papel e o lápis, ficassem um pouco de lado e a informatica ganhasse espaço nas salas de aula, e também fora dela. Com a introdução de ambientes virtuais de interação professor aluno, é possível muitos ganhos em relação ao aprendizado, através do uso de ferramentas como softwares educativos cria-se um ambiente escolar atrativo, interativo e satisfatório. 



O desenvolvimento da criança no período pré -operatório





Período pré -operatório




    Segundo teoria de Piaget, no segundo estágio do desenvolvimento cognitivo de crianças na faixa etária que vai aproximadamente dos 2 aos 6 anos de idade, as crianças tornam-se mais sofisticadas no uso do pensamento simbólico, e de outras atividades, apesar disto ainda não são capazes de pensar logicamente, neste estágio a criança fica presa no resultado final. Durante o período pré -operatório o pensamento sofre uma  transformação  qualitativa. Assim, as crianças não estão limitadas ao seu meio sensorial imediato. O ensino é quase desnecessário, pois a vantagem do modo intuitivo é que as crianças são capazes de livres associações, fantasias e significados únicos ilógicos.
   Piaget no período pré -operatório identificou vários progressos cognitivos, nomeadamente a função simbólica, a compreensão das identidades, a causa e efeito, a capacidade para classificar, a compreensão do número, a empatia e a teoria da mente.


Esse período possui, de acordo com Goulart (1987, p. 23), subdivisões: 
• De 2 a 4 anos: aparecimento da função simbólica por meio da linguagem, do jogo e da imitação. A criança constrói conceitos a partir das experiências visuais concretas. • De 4 a 5 anos e meio: ela “calcula” sua realidade por meio de perguntas sucintamente elaboradas: Onde? Como? Por quê? E suas respectivas respostas. É o início da famosa fase dos “PORQUÊS”! Dessa forma, ela inicia a construção de significados do que se passa ao redor, de situações e fenômenos a serem compreendidos. É um período rico em descobertas, em relação à etapa anterior, podendo-se observar que a criança apresenta traços marcantes e peculiares. • De 5 anos e meio a 7 anos de idade: a criança elabora e organiza seu mundo por intermédio de esquemas padrões de respostas para eventos que ainda não possui subsídios para compreender e explicar.